Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

A dura tarefa de escrever um sonho e o pensamento

A dura tarefa de escrever um sonho e o pensamento - Gilberto P Reis

Retratar minha imaginação a um quadro legível a outros é de tamanha dificuldade que venho a escrever esse comedido texto.
A passagem do mundo subjetivo para o mundo textual objetivo acarreta esforços plurais e fatigantes. A construção de um texto possui uma estrutura complexa, pois, além de designar as coisas do mundo, cria um entrelaçamento, um contexto, um mundo próprio feito de referências internas. Texto traz a idéia de tecer, formular uma estrutura complexa a partir de uma simples, portanto, transportar o pensamento –imaginar é sempre mais fácil que expressar-, encontrar a voz, a palavra, a liberdade do espírito, pode se tornar um martírio, é duro ser dominado pelo estro e não ser capaz de compartilhar. De uma maneira geral, a mente opera de modo produtivo e econômico, no sentido de alcançar o máximo de efeitos com um mínimo de esforço, isso no modo subjetivo, mas a história muda quando tratamos do modo objetivo. A capacidade de simplificar o percurso de leitura, não falo em economia verbal ou pobreza de linguagem, mas sim em adequação entre tudo que está no texto e no contexto, levando o leitor a descobrir a intenção do texto, é uma dificuldade máxima. Decerto, o segredo da textualização está nos excertos, e em alguns procedimentos organizadores, estes processos que fornecem as dificuldades (para alguns muitos, assim como eu). Apesar de situações distintas, o ato de escrever jamais se desvincula da leitura e, por isso, passa a se ter um mundo em que o eu se regula por causa da presença do outro. E leio uns e outros, mas termino por culpar-me por plágio circunstancial.
Todo processamento de informação exige algum esforço, algum dispêndio de energia mental quanto à atenção, memória e raciocínio. O esforço está numa relação comparativa com os efeitos, os quais, nesse caso, são os efeitos subjetivos. Se deparar com uma criação louvável é de um prazer... Comparável. Eu compraria este equilíbrio entre o esforço e os efeitos. Mas acreditando não haver no mercado tal coisa à venda, resigno-me.

Sem copyright

Nenhum comentário: